sábado, 3 de outubro de 2009

"Cenoura é a nova vedete contra o câncer de mama."

"Cenoura é a nova vedete contra o câncer de mama."

Pesquisa mostra que ela reduz um dos maiores temores da menopausa. A menopausa causa temor entre muitas mulheres, e não só pelas transformações hormonais.

Os riscos de câncer de mama, por exemplo, também crescem a partir desta fase: não à toa, a mamografia precisa ser feita anualmente a partir dos 40 anos de idade. Mas, além dos exames preventivos, a dieta também pode ajudar a afastar esse tipo de tumor. Adicionar porções diárias de cenoura nas refeições é a dica mais recente dos médicos no combate à doença.

A indicação é resultado de uma pesquisa realizada na prestigiada Escola de Saúde Pública de Harvard, nos Estados Unidos. Os médicos descobriram que o poder dos carotenóides, presentes nos vegetais alaranjados, ajuda as células a permanecerem saudáveis por mais tempo a novidade foi anunciada após um acompanhamento rigoroso de 12 mil pacientes, 5.700 com diagnóstico de câncer de mama e 6.300 mulheres saudáveis, para controle.

"Por causa do betacaroteno, a cenoura une diversos benefícios à saúde: atua como antioxidante, beneficia a visão noturna, aumenta a imunidade, dá elasticidade à pele, brilho aos cabelos e fortalece as unhas, além de atuar no metabolismo de gorduras", afirma a nutricionista do MinhaVida, Roberta Stella.

Mas os cuidados precisam começar antes da menopausa os nutrientes não têm efeito quando a menstruação já foi, definitivamente, interrompida, de acordo com a pesquisa. Comer, pelo menos, duas porções diárias de alimentos ricos em caroteno diminui em até 17% os riscos de câncer de mama.

A notícia é um alento, principalmente, quando se tem em vista as principais causas relacionadas, atualmente, ao câncer de mama: a idade da primeira menstruação, fatores genéticos ou o nascimento do primeiro filho. Enquanto nenhum desses elementos pode ser alterado, a dieta pode ser adaptada a padrões mais saudáveis a qualquer instante.

Para variar
A cenoura é campeã na oferta de betacaroteno, mas existem outras opções

Vegetal
Acerola (10 frutas)
Abóbora (100 gramas)
Cenoura (100 gramas)
Manga (1 fruta média)
Moranga (100 gramas)
Rúcula (1 prato cheio)

Betacaroteno
2,7mg
4,3 mg
4,7 mg
2,4 mg
1,6 mg
4,3 mg

Matéria do site

Publicado em 29/6/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Assim que o ler,o responderei.
Volte para saber a resposta.
•.¸¸.•´¯`•.¸¸.¤ Beijos •.¸¸.•´¯`•.¸¸.¤

Ocorreu um erro neste gadget