segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O mês de outubro é um mês curioso, dia 12 comemora-se o dia das crianças no Brasil.

Uma data comercial que inicialmente fora criada pelo deputado federal Galdino do Vale Filho, na década de 1920. Após ter sido aprovada na Câmara, a data de 12 de Outubro foi oficializada pelo presidente Arthur Bernardes, através do decreto n° 4867, de 5 de novembro de 1924.

"Mas a data só passou a ser celebrada realmente na década de 1960, quando a fábrica de Brinquedos Estrela decidiu fazer uma promoção em conjunto com a Johnson & Johnson, com o lançamento da “Semana do Bebê Robusto” que tinha por objetivo aumentar as vendas (claro).

Logo depois outras empresas decidiram criar a Semana da Criança com o mesmo objetivo – mas no ano seguinte, o fabricantes de brinquedo viram na data unica o melhor meio de aumentar as vendas e foi assim que o 12 de outubro passou a ser uma das datas mais importantes no pais para o ramo de brinquedos."


Se você andar pelas lojas de qualquer cidade no país vai encontrar enfeites encantados, charmosos que atraem a atenção das crianças para esse universo cheios de novidades.
Segundo a associação comercial de São Paulo – o dia das crianças é a segunda data mais importante para o comércio de brinquedos, perdendo somente para o Natal. Mas em importância, perde também para o dia das mães…
E no resto do mundo…
A organização das Nações Unidas (ONU) comemora o dia de todas as crianças do mundo no dia 20 de Novembro. Data esta em que os países aprovaram a Declaração dos Direitos das Crianças.
No Japão, o dia das crianças é comemorado em duas datas distintas: para os meninos em 5 de Maio – com exposição de bonecos que lembram samurais. E para as meninas no dia 3 de Março, com exposição de bonecas.

China também comemora o Dia das Crianças no dia 5 de Maio. Se alguém souber de alguma atividade especial nesse dia, me informe.
Já em Moçambique a comemoração se refere a um fato bem desagradável ocorrido em junho de 1943 quando inúmeras crianças foram cruelmente assassinadas a sangue frio pelos nazistas.

Assim sendo, o 1° junho é mais uma lembrança que uma comemoração. Mas é comum dar presentes as crianças como forma de agradecimentos por elas existirem…
Em Portugal e na Itália, o dia das crianças é comemorado no dia 01 de junho. Com muitos brinquedos e lojas enfeitadas…

Créditos da Imagem.
Nicollas Golzio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário.
Assim que o ler,o responderei.
Volte para saber a resposta.
•.¸¸.•´¯`•.¸¸.¤ Beijos •.¸¸.•´¯`•.¸¸.¤

ursinha